gamedeveloper

Como ser um programador de jogos: Gerenciamento do seu tempo

Como ser um programador de jogos: Gerenciamento do seu tempo

Sem dúvidas um dos principais problemas que a maioria dos desenvolvedores enfrentam é a falta de tempo para se dedicar em um projeto, mas isso o pode ser amenizado com umas dicas para otimizar seu tempo.

Tudo que esta escrito neste post eu aprendi com o tempo e experiência. Algumas coisas deram certo pra mim e algumas para outras pessoas, por isso a melhor dica que posso dar é tentar sempre encontrar alguma forma de melhorar o uso do seu tempo, pois sem isso você já está perdendo um tempo que poderia estar trabalhando no seu jogo.

Uma das primeiras coisas que testei foi a técnica Pomodoro (Pomodoro Technique), que consiste em se concentrar por um tempo e depois descansar alguns minutos. Por exemplo, você pode trabalhar sem parar por 25 minutos e depois faz uma pausa de 5 minutos para fazer o que quiser, e depois continue repetindo este ciclo várias vezes. O tempo de descanso pode variar, mas o de trabalho não.

Existem várias maneiras de usar esta técnica, a minha preferida é esta extensão para o Chrome chamada Strict Workflow. Ele conta o tempo de trabalho e descanso e também bloqueia seu acesso a sites que você quiser durante os 25 minutos. Eu, pessoalmente, não consegui me adaptar para trabalhar usando esta técnica, pois as vezes estou concentrado e não quero parar meu tempo para descansar. Porém, para estudar funciona muito bem.

Outra forma de organizar seu tempo é criando uma lista de tarefas e colocando prazos. Esta parte é muito importante, coloque prazos e planeje sua semana. Eu utilizo o Any.Do, que é um aplicativo mobile com uma extensão para Chrome também. Nele listo as tarefas que tenho que fazer e coloco datas e alarmes para me lembrar. Funciona muito bem para tarefas do dia-a-dia que você tem que lembrar e fazer, mas para trabalhar eu prefiro usar outra coisa.

Eu senti uma necessidade de organizar os posts do blog, porém o Any.Do não funcionou na maneira que eu queria para isto. Então, decidi usar o Google Calendar, e até hoje funciona muito bem. Eu planejo os posts todas as semanas, e me cobro para escrever e postar nos dias certos. Se você acompanha o blog há um tempo pode perceber que nos útimos meses eu comecei a postar com muito mais frequência, e foi graças a minha organização no Google Calendar.

No trabalho também utilizo o Google Calendar para colocar prazos de cada projeto, mas não das tarefas relacionadas ao projeto em si.Lembre-se que neste post não estou falando em organização de projetos, que utilizo outros recursos como o Trello. Estou falando de como eu organizo meu tempo e minhas tarefas no dia para conseguir fazer tudo que preciso e quero. O foco é muito importante para que todo seu planejamento dê certo, e você precisa estar motivado para conseguir realizar todas as suas terefas.

Para meus projetos pessoais eu geralmente sou mais produtivo a noite, porém as vezes chego cansado do trabalho e sem vontade de fazer outra coisa. Nessa hora eu busco me distrair um pouco jogando ou assistindo algo, e depois eu começo a trabalhar. Isso funciona muito bem para mim, principalmente com jogos, pois eu perco até o sono. O único problema é que as vezes você pode acabar jogando até tarde e esquece de trabalhar, mas isso não é algo ruim se acontecer  as vezes, afinal a gente merece descansar também!

No final de semana eu durmo até tarde, vou passear, jogo, assisto séries e filmes e tento trabalhar em meus projetos pessoais, porém sem a cobrança que me faço durante a semana. Tudo isso sempre com a minha namorada, que também tem sempre coisas para fazer. Por isso, sempre fazemos estas coisas juntos, mesmo que cada um tenha que fazer algo diferente. E funciona muito bem, pois a companhia dela é demais todos os dias =)

Por mim, nada disso funciona sem um elemento primordial: Música! Eu só consigo me concentrar com música, por isso uso no escritório um fone gigante que isola o som externo (este aqui da Philips), é muito bom e recomendo! Eu geralmente ouvia trilha sonora de filmes e jogos no Youtube (procure por OST), até fiz esta playlist com algumas que mais gostei, mas agora estou ouvindo tudo no rdio, que é fantástico. O vídeo abaixo é uma coletânea de músicas épicas, este é o meu preferido da minha playlist.

Outra coisa que faço para otimizar meu tempo é tentar fazer coisas em qualquer lugar. Por exemplo, eu leio e respondo emails no caminho para o trabalho. Quando estou em algum lugar esperando uso meu tablet para escrever algum post ou organizar minhas terafas. Quando preciso me concentrar, mas não aguento ficar em casa ou no escritório, vou para um café e levo meu tablet. Também leio bastante notícias da indústria e livros de fantasia para relaxar, quando não estou jogando no celular ou no tablet.

Existem muitas outras ferramentas para organizar seu tempo, e muitas técnicas para te manter focado. O que escrevi aqui é o que funciona comigo, mas para você pode ser diferente. Se tiver alguma recomendação fique a vontade para postar nos comentários. É importante focar, mas também saiba aproveitar os momentos para relaxar e não deixe de fazer as coisas que você tem vontade.