gamedeveloper

Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

Electronic Arts fecha estúdio de São Paulo

Pouca gente sabe, mas a Electronic Arts tinha um estúdio de desenvolvimento de jogos aqui no Brasil até hoje, em São Paulo, no qual trabalhei por 2 anos. Esse estúdio, que começou com projetos de porting J2ME, chegou a participar de desenvolvimento de jogos para Android em conjunto com o estúdio da Electronic Arts de Montreal.

Tive o privilégio de conhecer e trabalhar com excelentes profissionais brasileiros, canadenses, russos, romenos, indianos, entre outros. Como muitos estúdios no mundo cuidavam de uma parte (framework interno, franquias, porting, etc), a gente tinha contato com muita gente de outros países durante os projetos.

Nesses 2 anos participei de 4 projetos grandes, sendo que em dois deles fui líder da pequena equipe de 3 programadores (contando comigo). Foi uma oportunidade única trabalhar em uma empresa grande como a EA na versão de Android de jogos de franquias famosas. Abaixo estão os 4 principais projetos (android) que trabalhei, sendo que meu nome consta nos créditos de 3 deles:

Uma das coisas que tenho pendente para colocar no blog é o meu portfólio atualizado com todos projetos que trabalhei na Electronic Arts e na Glu Mobile, duas empresas incríveis que infelizmente fecharam as portas no Brasil. Agora essas empresas fazem parte de um grupo que já têm Gameloft e Ubisoft – empresas grandes que vieram para o Brasil, duraram alguns anos, e fecharam).

É triste ver essas empresas grandes fechando por aqui. Cada uma teve um motivo diferente, mas independente disso quem sofre é a indústria e os profissionais. Boa sorte a todos que fizeram parte da história da Electronic Arts no Brasil, foi muito bom enquanto durou.

UPDATE:

Segundo post no Gamasutra, houve demissões na EA Montreal também: http://migre.me/e4QF7