gamedeveloper

Desenvolvimento para iPhone e iPad

Desenvolvimento para iPhone e iPad

Há alguns meses atrás tive a oportunidade de fazer a review de um livro muito bom de desenvolvimento para Android. Muitos me perguntaram qual seria o livro equivalente de desenvolvimento para iOS, e a resposta está neste post.

Desenvolvimento para iPhone e iPad do Ricardo Lacheta, publicado pela editora Novatec, está na sua terceira edição e foi atualizado para o iOS 8. Com 21 capítulos e mais de 600 páginas, este livro é uma ótima referência para quem já conhece desenvolvimento para iOS e um recurso ainda melhor para quem quer aprender.

Um dos capítulos mais legais do livro é sobre a linguagem Swift, que foi lançada pela Apple há 2 anos e possui um SDK próprio para desenvolvimento de jogos. Apesar de ser um livro que foca na programação em Objective-C, este capítulo é suficiente para te fazer querer aprender mais sobre Swift. Existe um capítulo que fala do SpriteKit, porém é bem curto por não ser o foco do livro.

Desenvolvendo para iPhone e iPad

Além dos capítulos que são normais em livros que ensinam a desenvolver aplicativos para iOS, como criação de views, layout, utilizar recursos do aparelho, configuração de projeto, entre muitos outros, alguns me chamam a atenção por serem diferentes. Existe um capítulo dedicado ao iPad, e poucos livros dão esta importância a diferença entre ele e o iPhone. Não é apenas uma tela maior, existem muitos conceitos de layout para apps que são diferentes, e muitas destas coisas são explicadas neste capítulo.

Apesar de boa parte do livro ser visual, existe um capítulo em especial que deveria ser obrigatório para todo desenvolvedor que programa em Objective-C, como usar o seu gerenciamento de memória. Além de ter várias dicas legais de como evitar problemas comuns e boas práticas de programação, ele ensina como desligar o ARC para fazer seu próprio gerenciamento da memória (muito usado em aplicativos que exigem boas performances, como jogos).

Para finalizar, queria também mencionar outro capítulo muito útil, que também me chamou a atenção do livro de Android, que é sobre integração com back-end usando XML e JSON. Isto é algo bem comum, e fico feliz de ver livros explicando como fazer de forma bem direta e prática.

Se você já desenvolve para iOS, ou quer aprender, este é o livro ideal para você. Junto com o livro de Android que mencionei no início do post, eles formam uma dupla essencial para desenvolvimento mobile.

Muito obrigado a Editora Novatec por me enviar este livro para fazer esta review. Você pode comprar este livro e outros no site da Novatec, utilize o código GAMEDEVELOPER para ter desconto na compra!