gamedeveloper

Corona agora é gratuita

Corona agora é gratuita

A Corona Labs decidiu unir seus dois modelos de negócio, Corona SDK (que já era gratuito) e Corona Enterprise (que era pago), em um único produto agora chamado apenas de Corona. As vantagens para desenvolvedores são que não há limites ou taxas, e que é possível desenvolver código nativo sem precisar pagar a mais por isso. Porém, agora toda build terá uma splash screen da Corona (como a Unity faz na versão gratuita), que pode ser removida comprando um plugin que custa $99 dólares por ano.

Já utilizei o Corona SDK para alguns projetos pessoais, principalmente protótipos pela facilidade de programar features simples em 2D com a linguagem script Lua. Nunca usei a versão Enterprise, e isso é algo que pretendo testar em breve pra ver como o desenvolvimento nativo funciona nela. A Corona conta com uma loja de assets e plugins, bem similar à da Unity, onde desenvolvedores podem encontrar de tudo, como templates de jogos bem úteis para estudar desenvolvimento na Corona.

Corona está disponível para Windows e macOS. Recomendo baixar e testar, é uma ótima ferramenta para desenvolvimento de jogos 2D para dispositivos móveis e desktop. Para programar em Lua com a Corona já usei muito o Sublime, mas hoje recomendo o Atom por ser gratuito e mais simples de instalar plugins.