gamedeveloper

Converta animações em Flash para mobile usando GAF

Converta animações em Flash para mobile usando GAF

GAF Converter é uma ferramenta criada em parceria com a Adobe que permite exportar animações e elementos de interface do Flash para o seu próprio formado GAF (Generic Animation Format), que pode ser lido por frameworks como Cocos2d-x e Unity, por exemplo.

Alguns jogos que nascem no Flash para web encontram barreiras para conversão mobile. Embora existam soluções como o Adobe Air, muitos estúdios acabam escolhendo por refazer o jogo em outra tecnologia para ter menos dor de cabeça no futuro. É nesta parte que o GAF entra, pois com ele praticamente todas as animações e elementos de interface podem ser exportados e utilizados novamente. Leia mais sobre as features do GAF Converter aqui.

Em jogos que são praticamente só interface, isto ajuda muito. Um exemplo é o jogo Criminal Case, que nasceu como jogo para Facebook e foi convertido para mobile utilizando o GAF e um framework para iOS (provavelmente Cocos2d-x ou um próprio).

O GAF está disponível para Windows e Mac, e é gratuito se o seu lucro for menor do que 50 mil dólares. Caso seja maior, é necessário comprar uma licença. Esta tool possui suporte para Unity, Cocos2d, Cocos2d-x, Marmalade, Starling e Corona. Confira também o canal no YouTube da empresa com muitos tutoriais disponíveis.