gamedeveloper

Como ser um programador de jogos: Primeiro jogo

Como ser um programador de jogos: Primeiro jogo

Pode não parecer, mas seu primeiro projeto de jogo pode definir sua carreira. Não estou falando no sentido de que seu primeiro game vai ser um Angry Birds, pelo contrário. Não tente fazer um jogo parecido com Angry Birds, nem um joguinho tipo Super Mario, ou um RPG simples. Nada disso. Seu primeiro jogo precisa ser algo tão simples quanto um PONG.

Por que PONG? É um jogo que muita gente sabe como funciona, é relativamente simples de programar, e não demora muito para fazer seu gameplay básico. Mas por que você deve fazer um jogo fácil como PONG? E por que isso pode definir sua carreira?

É normal pessoas desistirem na primeira dificuldade, agora imagina diversas dificuldades? Se você começar com uma ideia grande você vai desistir antes mesmo de fazer um quadrado aparecer na tela. Você vai se preocupar com a história, arte, som, etc, e na hora de programar vai ficar travado por não saber nem por onde começar. Seu primeiro jogo precisa ser simples, pra você conseguir fazer do começo ao fim e mostrar para seus amigos.

Depois que você estudou alguns tutoriais e quer fazer um jogo do zero comece com algo fácil. Quanto mais rápido você fizer seus primeiro jogos, mais experiência você terá para criar jogos cada vez mais complexos. É muito legal fazer algo, mesmo que seja simples, e mostrar para as pessoas. E mesmo que o jogo seja simples, você pode adicionar novos elementos para melhorar o gameplay, a sua criatividade é o seu limite.

E isso não vale só para fazer jogos sozinhos, se você conseguir montar uma equipe, mesmo que todos tenha experiência com jogos, o primeiro jogo de vocês têm que ser simples, pois o primeiro projeto irá criar diversos padrões para o grupo seguir, e vai ajudar a equipe ficar mais entrosada. Quando mais jogos simples a equipe fizer, cada vez mais sua experiência irá aumentar, e em pouco tempo estarão fazendo jogos mais complicados, mas com a facilidade de fazer um PONG.

Esse é um dos motivos que me fez criar esta outra série de posts, que irá ensinar a programar o PONG em diversas engines e frameworks, começando por HTML5.