Como ser um programador de jogos: Para que serve um Maker

Como ser um programador de jogos: Para que serve um Maker

Existem muitas ferramentas para desenvolver jogos, como engines e frameworks, mas também existem outras que tem o objetivo de facilitar muito o desenvolvimento, que são os makers.

Uma maker é um software extremamente limitado para criação de jogos. Muita gente teve um primeiro contato com desenvolvimento de games através de makers, como o Game Maker e o RPG Maker. Eu mesmo comecei a brincar com o RPG Maker antes da faculdade. Tive vários problemas por não saber o que fazer e como fazer, pois mesmo sendo simples você ainda precisa aprender a usar a ferramenta.

Eu lembro que o RPG Maker tinha um projeto exemplo baseado nos Cavaleiros do Zodíaco, e como eu não sabia fazer algo do zero, passava horas editando esse jogo, mudando tudo pra o que acontecia. Por todas as suas características, eu acho um maker ideal para começar a fazer jogos e entender como funciona. Além de estudar a ferramenta, também é necessário uma base de lógica para pelo menos ter uma noção do que fazer.

Outro uso dos makers é a criação de protótipos, pois eles só fáceis e rápidos de usar, pontos fortes para quem buscar prototipar uma ideia rapidamente. Além do uso como ferramenta de ensino e prototipagem, na minha opinião, os makers não servem pra mais nada. Você pode até fazer um jogo nele, mas são tão limitados que chega a ser pouco profissional usá-los para criar games.

Embora as empresa divulguem seus makers como software para desenvolver jogos, não se engane. Se você quer realmente aprender a fazer jogos com o mínimo de profissionalismo, utilize frameworks ou engines, e não tenha medo de programar!

 

comments powered by Disqus