gamedeveloper

Como ser um programador de jogos: Livros

Como ser um programador de jogos: Livros

Livros sobre desenvolvimento de jogos são, na minha opinião, uma das melhores fontes de aprendizado disponíveis para iniciantes. Neste post vou falar onde encontrar livros importados em inglês e também vou dar algumas dicas de livros brasileiros.

No post anterior desta série, defendi que não existem cursos bons o bastante para ensinar a fazer jogos, e que vale a pena focar em uma área e depois se especializar em jogos. Esta especialização pode ser algum curso, que mesmo sendo básico vai complementar sua experiência, ou através de livros.

Existem livros incríveis sobre desenvolvimento de jogos em inglês, e poucos chegam ao Brasil traduzidos. Se você não se importa de esperar entre 20 e 30 dias para receber seu livro, e quer pagar o preço de capa, eu recomendo comprar seus livros na Amazon. Eles aceitam cartão de crédito internacional e entregam no Brasil sem problemas, pois livros não são taxados por impostos quando entram no país. Eu comprei uns 80% dos meus livros lá, e sempre recomendo. Existem versões para Kindle também, que por serem digitais você recebe na hora, e as vezes possuem preço menor do que a versão impressa.

Por aqui até encontramos alguns livros em inglês importados, porém muitas vezes não é a versão mais nova e geralmente custam muito mais do que a conversão de dólares para reais. Existem duas livrarias em São Paulo que eu já comprei livros de desenvolvimento de jogos e outros assuntos relacionados a computação por um preço bem juntos, que é a Livraria Martins Fontes e a Livraria Cultura, ambas na Avenida Paulista. É possível comprar pelos sites também, mas as vezes na loja física é mais barato.

Falando de livros brasileiros, vou listar aqui os melhores que li até agora, sendo que os dois primeiros são de autores brasileiros e os demais são traduções.

Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos: Teoria e Prática, da editora Novatec
Blender 3D: Jogos e Animações Interativas, da editora Novatec
Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos (4 volumes), da editora Blucher
Level Up! Um guia para o design de grandes jogos, da editora Blucher
Introdução ao Desenvolvimento de Games (4 volumes), da editora Cengage Learning

Este post foi uma visão bem geral de onde comprar livros para estudar e algumas dicas de livros em português, em breve farei posts sobre livros mais específicos para cada área.