gamedeveloper

Desenvolvimento de jogos utilizando a Cocos2d-x

A Cocos2d-x é um framework para desenvolvimento de jogos mobile em código nativo (C/C++), para Android e iOS, entre outras plataformas. Este framework é uma versão da Cocos2d, que serve para desenvolvimento de jogos apenas para iOS, pois a programação é em Objective-C.

Muitos desenvolvedores independentes, e até empresas, estão utilizando a Cocos2d-x para desenvolver seus jogos, pois isso permite a publicação do mesmo jogo em mais de uma plataforma mobile, sem a necessidade de refazer o jogo. Basta apenas compilar para a plataforma desejada (depois de configurar o ambiente de desenvolvimento e o projeto corretamente).

A Cocos2d-x é opensource e está disponível no GitHub, junto com a versão iOS/Objective-C (cocos2d-iphone), HTML5/Javascript (cocos2d-html5) e C#/XNA (cocos2d-x-for-xna). Essas quatro versões são diferentes entre si, cada uma serve para uma plataforma distinta, porém sua arquitetura e conteúdo são praticamente os mesmo, a única diferença é a linguagem de programação.

Então, se você entender como funciona qualquer versão, poderá utilizar as demais com facilidade. Outra vantagem desse padrão é que existem excelentes ferramentas que suportam a Cocos2d, como o TexturePacker (para criar sprite sheets), o PhysicsEditor (para adicionar física ao jogo) e o Tiled (que criar mapas 2d e perspectiva). Eu já usei essas três ferramentas com a Cocos2d-x, e recomendo! Existe também algumas ferramentas do site Game Dev Helper, que são parceiros do Cocos2d-x, mas eu nunca usei.

Além dos tutoriais do site da Cocos2d-x, existem muitos exemplos espalhados pela internet. Se você encontrar algo, mas estiver em Objective-C (cocos2d), provavelmente vai existir a mesma coisa na Cocos2d-x em C/C++, você só precisa ter paciência e converter o código para achar o seu correspondente.

Para desenvolver no Windows você deverá utilizar o Visual Studio Professional ou Express, e a Cocos2d-x possui templates para as versões 2008, 2010 e 2012. No Mac OSX você deverá utilizar o Xcode para programar, e também existem templates para adicionar a Cocos2d-x na hora de criar um novo projeto. Existe também suporte ao Linux, mas não sei qual IDE é a mais indicada. Lembrando que apenas no Mac OSX você poderá desenvolver para iOS (iPhone e iPad), os demais sistemas operacionais tem suporte apenas ao Android.

No site da Cocos2d-x também existem vários tutoriais muito bons que ajudam a configurar o ambiente de desenvolvimento no sistema operacional que você quiser utilizar. Se você não conhece, dê uma chance a Cocos2d-x, acho que você vai gostar!

Este mês o blog ficou meio parado, sem posts novos. Mas agora voltarei a postar com uma frequência maior, e em breve haverão novidades por aqui! Não deixe de curtir e acompanhar a página do blog no Facebook, lá também posto alguns links interessantes de artigos, vídeos e sites.