gamedeveloper

Arte 2D para programadores

O maior problema que um programador de jogos sempre enfrenta não está relacionado a algoritmos, problemas de hardware ou falta de café. Seu maior problema é a arte para seu jogo.

Um desenvolvedor independente (indie) muitas vezes é um programador que não entende nada de arte, e só conhece outros programadores que também não entendem de arte. Muitas vezes para poder demonstrar a idéia do seu jogo para conseguir um investidor, ou até para conseguir mais membros para sua equipe, o programador precisa de imagens para seu jogo.

Existem sites como o Sprite Database com diversas imagens de jogos antigos que um desenvolvedor pode usar, mas quando o objetivo é fazer um jogo sério e ganhar dinheiro com isso, você não pode usar sprites do Super Mario Bros. e Street Fighter.

Uma solução bem legal para a criação de elementos simples de arte em 2D é a iniciativa do Chris Hildenbrand, um artista que decidiu criar um blog com tutoriais para ajudar programadores a fazer artes simples em 2D utilizando softwares gratuitos como Inkscape e Gimp. Eu não conhecia o Inkscape, é um software bem simples e legal de trabalhar. Abaixo está um exemplo de tutorial que o Chris fez para criação de um personagem em 2D utilizando o Inkscape.

Claro que não é algo simples e rápido de fazer, mas com um pouco de prática da para aprender coisas bem legais nesses tutoriais. Eu mesmo fiz alguns de brincadeira, só pra saber se eram fáceis de entender, e realmente são! Consegui fazer sprites no Inkscape praticamente iguais aos do tutorial acima.

Acho muito difícil um programador fazer toda a arte do jogo, principalmente por que exige tempo para o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas, mas com esses tutoriais é possível fazer uma arte simples e original para protótipos e demonstrações, ou até mesmo TCC. Esses tutoriais também ajudam artistas iniciantes, pois ensinam várias técnicas legais, é só ter dedicação para estudar!

Ah, caso tenha interesse em sprites prontos de personagens diferentes, o autor também vende alguns packs com imagens em diferentes tamanhos. Isso é bem interessante, pois por um valor muito baixo você pode comprar sprites legais e bem feitos para o seu jogo, além de ajudar o autor a continuar o seu ótimo trabalho que ajuda nós programadores.

No caso de modelos e animações em 3D é mais complicado para programadores, acho que o jeito é procurar modelos gratuitos na internet ou encontrar uma pessoa para fazê-los. Como grande parte dos jogos independentes são em 2D, para que fiquem simples, bonitos e com um game design diferenciado, esses tutoriais são muito úteis. Para finalizar o post, uma arte feita por mim no trabalho, enquanto meu projeto compilava, provando que programadores conseguem fazer artes simples até no papel (hahaha):