gamedeveloper

Aprenda a Programar: A Arte de Ensinar o Computador

Aprenda a Programar: A Arte de Ensinar o Computador

Conheça o livro de Cesar Brod, publicado pela editora Novatec, que pode ensinar qualquer pessoa os conceitos básicos de programação com exemplos de jogos.

Muitas vezes a maior barreira para se tornar um programador é o primeiro contato. Pode ser algo simples para quem já trabalha, mas eu lembro que no começo da faculdade um dos problemas mais comuns para mim e os demais alunos era converter a lógica em código.

Neste livro, Aprenda a Programar, o autor Cesar Brod parte do mesmo princípio que aprendi nas primeiras aulas de lógica de programação: a comparação com uma receita de bolo. Nesta linguagem mais comum fica muito fácil entender o conceito de algoritmo e como a programação funciona.

Nas duas primeiras partes do livro nenhum código é escrito, pois o autor apresenta os conceitos e propõem exercícios de lógica de programação, itens essenciais para formar uma base sólida antes de começar a programar qualquer coisa. É muito interessante a maneira que o livro ensina a lógica a partir de verbos que indicam ações.

A partir da terceira parte do livro começa a parte mais prática de programação, utilizando a linguagem Python. Está não é a primeira vez que vejo um livro sobre este assunto que utiliza o Python para apresentar os conceitos de programação. Quando trabalhei na Electronic Arts usei muito Python para automatização do processo de compilação, mas não para programar os jogos.

Embora seja possível utilizar Python em qualquer sistema operacional, o autor sugere o uso de Linux, e tudo no livro é baseado neste S.O. O Linux é muito usado para programação, principalmente back-end., mas não muito em jogos. Porém, vale a pena aprender a mexer em um ambiente Unix, pois empresas grandes utilizam para diversas coisas, desde simples servidores até aplicações e automação para auxiliar o desenvolvimento dos jogos.

O maior exemplo de código do livro é como programar o jogo PONG em Python. Embora este livro não seja sobre desenvolvimento de jogos, seu foco é ensinar qualquer pessoa que queira aprender a programar, por isso ele é muito interessante para que quer começar a programar e desenvolver jogos. Nos capítulos finais o livro ensina como compilar o projeto feito em Python para rodar em dispositivos móveis com Android, tudo sempre no ambiente do Linux.

Este livro não vai te ensinar a ser o melhor programador do mundo, e muito menos ensinar a fazer jogos, mas com certeza é muito indicado para quem quer começar a programar. Vale mais a pena ler um livro como este, que se preocupa em ensinar o básico antes de mostrar código do que pegar um livro de introdução a uma linguagem qualquer, que não vai ensinar a lógica de programação.

Mesmo trabalhando há alguns anos com programação, este livro foi interessante para rever coisas muito básicas que geralmente esquecemos com o tempo, e também para aprender mais sobre Python. Muito obrigado a editora Novatec por me enviar este livro!

Vocês podem adquirir este livro no site da Novatec, e com o código GAMEDEVELOPER ao finalizar a compra você ganha 20% de desconto (válido até 31/12/1014)!