gamedeveloper

Aprenda a desenvolver jogos para iPhone e iPad com o cocos2d

Aprenda a desenvolver jogos para iPhone e iPad com o cocos2d

O cocos2d é um framework open source para desenvolvimento de jogos 2D usando Objective-C, que permite a publicação para a plataforma iOS da Apple. Conheça o livro que vai te ensinar tudo sobre este assunto, e veja como ter 40% de desconto na compra de livros físicos no site da editora Ciência Moderna.

O iOS não é a maior plataforma mobile hoje, porém é a mais rentável para jogos e aplicativos. Enquanto o Android sofre com pirataria, o iOS é mais estável para o desenvolvedor, com mais modelos de negocio que funcionam bem, como a própria venda do jogo ou aplicativo.

Neste livro, Aprenda a desenvolver jogos para iPhone e iPad com o cocos2d, lançando no Brasil pela editora Ciência Moderna, o autor Steffen Intterheim apresenta de forma clara e objetiva tudo que este framework é capaz de fazer. No início, ele apresenta as vantagens de usar o cocos2d, além de destacar as diferenças e problemas que o desenvolvedor enfrentaria para portar seu jogo para outra plataforma, o que basicamente obrigaria ele a refazer o jogo em outra linguagem. Vale lembrar que este livro é de 2010, e muitas coisas mudaram hoje, pois a área d desenvolvimento de games vive uma constante busca por melhores tecnologias para criar jogos.

Os capítulos 3, 4, 5 e 6 apresentam, de forma resumida, todo conceito por trás da cocos2d. O uso do Director para gerenciar as Scenes é um conceito muito importante, sem isso não é possível entender realmente como as coisas funcionam dentro deste framework. Leia com atenção este capítulo para endentar como fazer corretamente o uso de todos recursos do cocos2d.

Outro destaque é a explicação do uso do famoso framework de simulação de física, Box2D, para criar jogos na cocos2d. Embora todo código do livro seja apenas para explicar cada assunto tratado no respectivo capítulo, há um capítulo que ensina a fazer um jogo de pinball utilizando todos conceitos e recursos apresentados no livro. O capítulo 15 é muito interessante para qualquer desenvolvedor, pois da dicas bem legais de como publicar seu jogo, encontrar pessoas para ajudar no projeto, integração com redes sociais e opções de monetização.

No capítulo 2 tem uma parte que fala sobre gerenciamento de memória, e o autor diz que não é possível prever o uso da memória no simulador. Eu até li duas vezes pra ver se era isso mesmo, pois a organização do texto ficou confusa parece que ele está falando disso em simuladores e aparelhos reais, mas na verdade ele está falando apenas que o emulador usa os recursos da sua máquina, e por isso não é possível prever o uso de memória e desempenho do jogo.

Infelizmente, a tradução do livro deixou algumas coisas passarem por não haver uma revisão técnica adequada após este processo. Erros de nomeclaturas são comuns, e algumas vezes o mesmo termo não é traduzido para português, o que gera uma inconsistência que pode prejudicar quem está aprendendo. Uma exemplo disso é o termo Tiledmap, que em alguns lugares foi mantido e em outros traduzido para Mapa de Ladrilhos. Se você procurar por este termo traduzido no Google vai encontrar como colocar ladrilhos no piso e em paredes, ao invés de criar mapas para jogos.

Mesmo não estando atualizado, este livro é bom para ensinar conceitos básicos de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, aprender detalhes da plataforma iOS, dicas importantes sobre física e eventos de touch, além de um boa referência para aprender cocos2d, que não mudou tanto assim nos últimos anos. Conceitos não envelhecem, você apenas aprende novos. Não deixe de acessar também o site do autor, com muito material adicional para você aprender mais sobre desenvolvimento de jogos com cocos2d.

O cocos2d é um framework muito usado, e há pouco tempo saiu a preview da versão 3 que permite publicar jogos para Android também. Ainda não olhei isso para ver como funciona, mas é uma boa notícia para quem usa, pois até então a cocos2d-x, que é multiplataforma, estava sendo a principal escolha dos desenvolvedores. Hoje não faz sentido lançar um produto em apenas uma plataforma, principalmente pela facilidade de usar do mesmo código com poucas alterações. Embora o iOS seja mais rentável, o Android não pode ser ignorado, é necessário apenas entender qual é o melhor modelo de negócios para cada plataforma e lançar o projeto da melhor maneira em cada mercado.

Muito obrigado ao pessoal da editora Ciência Moderna que me enviou este ebook! Eles também tem um presente para o pessoal do blog: 40% de desconto na compra de livros físicos pelo site da editora! Após finalizar a compra, você deve se cadastrar como CONVENIADO e informar a senha V00028, então o desconto será aplicado na sua compra atual e nas futuras pelo site da Ciência Moderna. Só um detalhe, eu não ganho nada com isso, é apenas uma promoção muito legal da editora que consegui para os leitores do blog.