gamedeveloper

Animação 3D com softimage XSI

Eu pensava que animar um objeto 3D era tão complicado quando modelar, mas fiquei surpreso ao descobrir que o processo de animação no Softimage XSI é muito parecido com o do Adobe Flash. Embora sejam softwares diferentes, com finalidades distintas, a idéia básica de animar por Frames está presente em ambos.

Existem dois tipos de animações: para Jogos e para Filmes. Quanto mais interatividade houver com o usuário, a animação tenderá para o lado do jogo, caso contrário a animação será um Filme. A interatividade pode variar muito de intensidade, dando ao usuário controle total, parcial ou nenhum.

Este semestre tive a matéria de animação 3D, onde utilizei o XSI para aplicar as técnicas aprendidas. Embora tenham sido poucas aulas, aprendi várias técnicas e conceitos, que devem ser básicos, além de mudar minha visão de animação; agora sou mais critico.

Eu exportei todas as coisas toscas animações que fiz em vídeo, utilizando o Start Capture da câmera do view port 3D. As animações não estão perfeitas, algumas tentei melhorar mas acabei piorando, mas dá para ter uma noção das técnicas utilizadas em cada aula.

Aula 01: Cubo animado e com alteração da cor durante a animação.

Aula 01: Movimento de subir escada utilizando Pose to Pose, ou seja, cada movimento foi animado em um quadro. O “personagem” foi modelado com figuras geométricas.

Aula 02: Bola pingando utilizando Bouncing Balls. Existe uma tentativa de gravidade em cada pingo da bola.

Aula 03: Isto era para ser um sapo olhando uma mosca, utilizando Constraints para o caminho que a mosca deve percorrer e para que os olhos do “sapo” sigam a mosca.

Aula 04: O modelo do bipede foi fornecido pelo professor, apenas a animação foi feita. Este modelo possui Bones para animar cada parte e deixá-lo mais orgânico.

Aula 05: O modelo fo personagem foi fornecido pelo professor e também possui Bones para a animação. Utilizei a técnica de Walk Cycle para não precisar animar todos os quadros, apenas 3 foram animados, e o resto é repetição pelo número de frames desejado.

Aula 06: Utilizando a animação anterior, fiz alterações para fazer este personagem subir uma escada, bem parecido com a animação da primeira aula, porém está foi com um personagem com Bones e utilizando Walk Cycle para não fazer animação Pose to Pose.

Estas animações não ficaram perfeitas, e nem eram para ficar. Aprendi as técnicas mencionadas e alguns truques novos no XSI que eu não conhecia. Mesmo não sendo artista ou animador, sei que estas aulas vão ser muito úteis para programação 3D, como foi a aula de modelagem 3D. Todas estas técnicas estão no livro The Animator’s Survival Kit do Richard Williams, comentado por mim neste post.

Assim como modelagem 3D, a animação exige paciência e um pouco de perfeccionismo. Além de conhecer as técnicas e como aplicá-las nos softwares 3D, também é necessário ser observador para traduzir um movimento orgânico em digital. Como meu professor disse, vale até pedir para alguém ficar andando ou pulando para entender o movimento que o corpo faz e saber como reproduzi-lo em uma animação.