2014, um ano de oportunidades para os desenvolvedores de jogos

2014, um ano de oportunidades para os desenvolvedores de jogos

Enfim chegamos a 2014, um ano com eleições, copa do mundo no Brasil, novos consoles e muitas oportunidades para desenvolvedores de jogos!

Ano passado escrevi este post falando sobre como seria 2013 para os desenvolvedores independentes, e muitas das coisas que escrevi lá já passaram e não fizeram muita diferença. O OUYA, por exemplo, não cresceu como todo mundo esperava, e os novos sistemas operacionais para dispositivos móveis também não cresceram, como era esperado da mesma forma.

Neste post quero falar de oportunidades, pois este ano estamos repletos de coisas para explorar. Por exemplo, vamos ter eleições e provavelmente mais manifestações pelo Brasil. E o que isso tem haver com desenvolvimento de jogos? Oportunidade para fazer jogos criativos! Um ótimo exemplo disso é o jogo “V de Vinagre” que a Flux Game Studios fez na época das manifestações, eles pegaram um detalhe da manifestação (o uso de vinagre para não sentir o efeito de gás lacrimogêneo) e fizeram um jogo em cima disso! No video abaixo você pode conhecer o jogo, que começou como uma brincadeira e acabou fazendo tanto sucesso que eles portaram para OUYA e levaram na Brasil Game Show.

Acredito que não faltarão inspirações para fazer jogos baseados em casos relacionados a eleições e manifestos. Lembre-se que jogos são uma forma de arte, e como tal podem ser usados para expressar ideias de forma criativa e divertida. O “V de Vinagre” é um bom exemplo de crítica com bom humor!

A copa do mundo também é uma ótima oportunidade de explorar com jogos e aplicativos temáticos. Muitas empresas estão fazendo aplicativos e jogos com o tema da copa do mundo, mas nem todas estão pensando nas pessoas fora do Brasil. Estes aplicativos e jogos não precisam ser feitos apenas para quem vem assistir os jogos. O mundo vai estar pensando em copa do mundo, então qualquer coisa que ajude esta imersão será bem popular!

É sempre bom estar por dentro das coisas que estão acontecendo no Brasil e no mundo. Todo mundo já deve ter ouvido falar de algo que fez sucesso por aproveitar uma boa oportunidade na hora certa, então fique atento e seja criativo.

Dois novos consoles chegaram ao mercado ano passado, o Xbox One e o Playstation 4, e com eles os desenvolvedores tem duas novas plataformas e os jogadores dois novos objetos de desejo. Ter um código cross-platform já era muito importante, e está cada vez mais indispensável! Hoje uma empresa tem que pensar em dois conjuntos de plataformas: móvel (iOS, Android, Nintendo 3DS, PSVita, Windows Phone) e desktop (Windows, Mac, Linux, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3, Playstation 4, Nintendo Wii U, Steam Machine). Com excessão de algumas licenças que não podemos ter no Brasil diretamente ou que exigem uma empresa por trás, temos mais de 10 plataformas distintas para explorar!

Não faltam oportunidades, tecnologias e plataformas para criar jogos, mas não se esqueça de sempre estudar sobre o assunto, principalmente conteúdo de fora como livros e palestras, geralmente gravadas e colocadas no youtube. Fique atento também aos eventos que acontecerão pelo mundo, pois mesmo que não seja possível ir, muito conteúdo dos eventos são divulgados pela internet, e alguns deles são possíveis acompanhar online.

comments powered by Disqus